É a especialidade da odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e cura das doenças da polpa. A polpa dental é formada por nervos, artérias e veias e está localizado no interior do dente, composto pela câmara pulpar e canal radicular.
O Tratamento endodôntico é popularmente conhecido como tratamento de canal.
Dentre os fatores que levam ao tratamento de canal podemos citar a cárie como a causa mais comum da inflamação pulpar mas também pode ser causado por traumatismos dentários, inflamações da polpa proveniente de infecção periodontal, necessidade protética, abrasões dentárias, achados radiográficos como cistos e outras lesões periapicais.
Os sintomas incluem dor espontânes latejantes, que podem aumentar ao serem estimuladas com calor e frio ( pulpites) ou até ser localizada e ao mastigar (necrose pulpar) com a formação de abcessos ( acúmulo de pus).
O tratamento Endodôntico consiste na remoção da polpa dental, limpeza e alargamento do canal radicular e preenchimento desse espaço com o cimento obturador do canal.
Atualmente, houve uma grande modernização das técnicas para esse tipo de tratamento com o uso de instrumentos rotatórios, ultrassons e excelentes anestésicos, tudo isso para otimizar o tratamento de canal e garantir que ele seja efetivo.
Após o tratamento endodôntico concluído o dente poderá ser restaurado para devolver a forma e função normais.
Nosso atendimento é diferenciado e exclusivo.